terça-feira, 30 de outubro de 2007


PS de Alcanena defende redução do IRS no concelho

Edição de 25 de Outubro de 2007
Os vereadores do PS de Alcanena apresentaram uma proposta à maioria independente que gere o município, no sentido de que este aprove a redução de um por cento no IRS dos contribuintes do concelho. A maioria liderada por Luís Azevedo está ainda a avaliar a proposta. Os socialistas argumentam que o concelho de Alcanena tem sido, no distrito de Santarém, um dos municípios que mais tem perdido poder de compra, registando um deficit revelado no “Estudo sobre o Poder de Compra Concelhio 2002-2005”.

"O Ribatejo na Assembleia da República" - CONVITE




sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Proposta do PS

Na intervenção da reunião de Câmara que decorreu no passado dia 24 de Setembro, a Vereadora Fernanda Asseiceira teve a oportunidade de referenciar o seguinte:

«A lei número dois/dois mil e sete, de quinze de Janeiro Lei das Finanças Locais prevê no seu artigo vigésimo a Participação Variável no Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares. Os Municípios em cada ano, têm por isso direito a uma participação variável até cinco por cento no Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares dos sujeitos passivos, com domicílio fiscal no respectivo concelho. É pois uma decisão que todo e qualquer município pode tomar. Tive conhecimento que Torres Novas já aprovou em reunião de Câmara a redução de um por cento no Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares.
Esta deliberação em concelhos limítrofes ao Concelho de Alcanena, como é o caso de Torres Novas acentua as diferenças nas condições de atractividade entre concelhos. É mais uma medida que pode levar mais famílias a optarem por esse concelho para nele residirem. Considero pois, que o município de Alcanena não pode ficar indiferente a esta situação é por isso importante uma reflexão para uma decisão dentro do prazo legal estabelecido na mesma lei.»

Nesse sentido, considerando que:
- O concelho de Alcanena, relativamente a todo o distrito, é o concelho em que os munícipes mais têm perdido poder de compra. É o único concelho do distrito que apresenta um decréscimo de poder de compra.( in Estudo sobre o Poder de Compra Concelhio 2002-2005);

O Partido Socialista propõe, nos termos do artigo 20º da Lei nº 2/2007 de 15 de Janeiro, que aprova a Lei das Finanças Locais, que o Município aprove a redução de 1% no IRS dos sujeitos passivos com domicílio fiscal no concelho de Alcanena.




Alcanena, 19 de Outubro de 2007


Os Vereadores

Fernanda Asseiceira
António Menezes

Carta aos Militantes (Setembro 2007)


Caros(as) camaradas e amigos(as)

Permitam que volte a contactá-los(as) de forma mais pessoal, com o objectivo de que esta minha mensagem como Presidente da Comissão Política Concelhia chegue efectivamente a todos(as) os(as) militantes do nosso concelho.

Começo por agradecer particularmente a todos(as) aqueles(as) que têm colaborado e participado de forma empenhada, assumindo com responsabilidade as suas funções políticas e/ou sociais.

Compreendo também as razões apresentadas por aqueles que, por motivos pessoais e/ou profissionais, justificadamente possam estar mais ausentes, certa que continuam contudo a acompanhar com interesse a nossa actividade, sempre disponíveis para apoiar o PS .

O Partido Socialista está a percorrer um caminho de credibilidade, com muita persistência e determinação e com a convicção de que temos um rumo que muitos já reconhecem.

Durante os anos em que liderámos a Câmara, a Assembleia e a generalidade das Freguesias, sem dúvida que tivemos mais meios e recursos e por isso mais visibilidade, porque o Partido Socialista estava no poder.

Neste momento, o Partido Socialista procura reconquistar o concelho de Alcanena, ganhando a confiança de todos, trabalhando mesmo quando é mais difícil, mesmo quando há menos recursos, mesmo quando há menos apoios, mas sempre com transparência, com solidariedade, com esforço e sobretudo com muita dedicação.
Acreditamos que estamos a construir o futuro, o futuro do PS, o futuro de Alcanena.

Mais uma vez me coloco à vossa inteira disposição para qualquer esclarecimento, informação ou apoio e também para as vossas sugestões.
Continuo a contar com todos(as), com espírito de equipa, com amizade mas também com a vontade de colaborar e participar.
Nesse sentido é com todo o gosto que vos convido para as iniciativas previstas e já calendarizadas:

29 de Setembro – Visita à Freguesia da Louriceira (16h).
29 de Setembro – Reunião descentralizada da Comissão Política Concelhia na Louriceira (Junta de Freguesia) aberta a todos(as) os(as) militante (18h).
12 e 13 de Outubro – Universidade de Outono – Organização da Federação Distrital com a colaboração da Comissão Política Concelhia (Auditório Municipal de Alcanena).
24 de Novembro – Fórum Autárquico 2007 (Auditório Municipal de Alcanena)

Alcanena, 25 de Setembro de 2007

A Presidente da CPC


Fernanda Asseiceira

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Fórum Autárquico: «Construir o Futuro»

24 de Novembro
15h
Auditório Municipal de Alcanena


Será no próximo dia 24 de Novembro, com início marcado para as 15h no Auditório Municipal de Alcanena, que a Comissão Política Concelhia vai realizar a 2ª sessão do Fórum Autárquico: «Construir o Futuro».
A exemplo da iniciativa realizada em Outubro de 2006, este fórum destina-se a reunir todos os socialistas do concelho, autarcas eleitos e outros interessados.
Terá como objectivos:
- Avaliar o trabalho autárquico em cada uma das Freguesias e no Concelho em geral;
- Apresentar propostas com vista à sua integração no próximo Plano Plurianual de Investimentos e acompanhar as propostas em curso;
- Perspectivar o desenvolvimento do concelho de Alcanena aos vários níveis.

O Programa será divulgado oportunamente.


A Presidente da Comissão Política Concelhia
Fernanda Asseiceira

INTERVENÇÕES DO PS NAS REUNIÕES DE CÂMARA – Períodos Antes da Ordem do Dia

Acta nº 17

PERÍODO ANTES DA ORDEM DO DIA
Pelas quinze horas, o Excelentíssimo Senhor Presidente fixou o período “Antes da Ordem do Dia”, com a duração máxima de sessenta minutos, para tratamento de assuntos gerais de interesse para a Autarquia, nos termos do artigo octogésimo sexto, da Lei número cento e sessenta e nove/noventa e nove, de dezoito de Setembro, republicada em anexo à Lei cinco-A/dois mil e dois, de onze de Janeiro.

3 - Pela Vereadora, Senhora Fernanda Maria Pereira Asseiceira, foram apresentados os seguintes assuntos:
3.1 - Relativamente à deslocação efectuada a Cabo Verde, no âmbito da geminação existente com o concelho de Alcanena, subscreve as palavras proferidas pelo Senhor Presidente da Câmara e não quer deixar de reforçar o bom acolhimento manifestado por todo o executivo do Município do Sal, particularmente na pessoa do seu Presidente Doutor Jorge Figueiredo. Quer também salientar o comportamento digno e correcto da equipa de futebol da EFCA – Escola de Futebol do Concelho de Alcanena, quer dentro quer fora do campo, na participação no Torneio em particular e sobretudo ao longo de toda a estadia em geral.
3.2 - Na sequência do que referiu na última reunião em relação ao estado da rua Doutor Costa e Silva, em Alcanena, sobre a qual o Senhor Presidente disse que a situação é da responsabilidade do dono da obra particular que lá decorreu, teve a oportunidade neste fim de semana de lhe colocar também esta questão. Acontece que, segundo lhe disse terá falado com um dos vereadores porque ainda precisa que a rua seja vedada ao trânsito para retirar materiais do sótão. Não sabe com que vereador terá falado, mas era importante que a situação não se arrastasse mais porque a intervenção naquela zona é urgente. No meio da estrada abriu mesmo um buraco que impede a normal circulação dos veículos.
3.3 - Volta a trazer a reunião de Câmara mais uma vez a necessidade de intervenção na vedação do Estádio Municipal. Um equipamento desportivo com boas condições já com investimentos significativos, merece uma vedação que lhe dê outra dignidade. Se não for possível a intervenção total pelo menos que se faça por fases, começando pelas zonas em que a rede e os arbustos estão em piores condições.
3.4 - Falando de necessidade de intervenção, gostaria também de referir algumas situações com que foi confrontada numa recente deslocação que fizeram ao Covão de Feto. Ficaram com a sensação de algum abandono daquela localidade: as estradas estão efectivamente alcatroadas o que por si é bom, contudo parece não ter havido intervenção ao nível das bermas. Sendo as estradas estreitas, quando se cruzam os veículos as pessoas têm necessariamente de andar nas bermas, que por sua vez estão em péssimas condições, com pedras soltas e piso irregular, dificultando a circulação das pessoas a pé, particularmente até dos mais idosos.__
Em alguns pontos da estrada que dá acesso à localidade, vindo do lado das Moitas Venda, as ervas chegam a bater nos carros.
Aliás, nessa entrada há também um terreno vedado que lhe parece ter uma utilização inapropriada até em termos ambientais, pelas características dos objectos/utensílios que lá se encontram como pneus, barricas que não se sabe o que contém, restos de mobílias e electrodomésticos e outros e ficou admirada pois desconhecia completamente aquela situação. Perguntou se o Senhor Presidente da Câmara já tinha conhecimento dela, em caso afirmativo que diligências foram tomadas?
Gostava de saber também a situação da estação de tratamento quer em termos de conclusão da obra quer em termos de funcionamento. O local em que ficou localizada tem um péssimo acesso e pôde constatar que, para lá chegar é difícil mas para regressar ainda é pior pois o trajecto de regresso tem que ser feito de marcha atrás.
Só para terminar este ponto perguntou qual é a utilização que o edifício da antiga escola do Primeiro Ciclo do Covão de Feto está a ter. Não deve ter grande visibilidade pois os próprios moradores desconhecem.
3.5 - Considerando que estamos no início do ano lectivo e aproveitando até a presença na sala do Chefe de Gabinete Doutor Daniel Café, gostava de saber como decorreu o início das actividades escolares em geral e das Actividades de Enriquecimento Curricular em particular. No ano lectivo passado foram detectados alguns aspectos que importava regularizar, presume que houve essa preocupação.
3.6 - Para terminar a sua intervenção, neste período quer colocar mais uma questão que considera da maior relevância. A lei número dois/dois mil e sete, de quinze de Janeiro Lei das Finanças Locais prevê no seu artigo vigésimo a Participação Variável no Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares. Os Municípios em cada ano, têm por isso direito a uma participação variável até cinco por cento no Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares dos sujeitos passivos, com domicílio fiscal no respectivo concelho. É pois uma decisão que todo e qualquer município pode tomar. Teve conhecimento que Torres Novas já aprovou em reunião de Câmara a redução de um por cento no Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares.
Esta deliberação em concelhos limítrofes ao Concelho de Alcanena, como é o caso de Torres Novas acentua as diferenças nas condições de atractividade entre concelhos. È mais uma medida que pode levar mais famílias a optarem por esse concelho para nele residirem. Considera, pois, que o município de Alcanena não pode ficar indiferente a esta situação é por isso importante uma reflexão para uma decisão dentro do prazo legal estabelecido na mesma lei.
4 – Pelo Excelentíssimo Senhor Presidente foram prestados os seguintes esclarecimentos acerca das questões colocadas pela Senhora Vereadora:
4.1 – Relativamente à Rua Doutor Costa Silva, disse que já foi decidido avançar com o processo de resolução das anomalias existentes naquela rua.
Relativamente às anomalias que decorreram motivadas pela execução da obra particular, as despesas decorrentes das reparações serão imputadas ao respectivo proprietário.
4.2 – Sobre a vedação do Estádio Municipal Joaquim Maria Batista, em Alcanena, já solicitou ao arquitecto do quadro desta Câmara Municipal, que fizesse um estudo para resolver a situação.
Urge, especialmente, actuar sobre a parte da vedação do Estádio que se situa frente às Piscinas. Já se tentaram várias soluções e já se verificou que os arbustos não se dão naquela zona.
Para ali construir um muro, o mesmo terá que ter, no mínimo, dois metros, o que lhe parece violento face ao aspecto com que aquela zona ficará.
4.3 – Sobre a situação das bermas no Covão do Feto, disse que, é possível que as mesmas não se encontrem limpas face às obras que ali têm estado a decorrer.
Caberá à Junta de Freguesia respectiva, ao obrigo do Protocolo celebrado para o efeito, com este Município, actuar no sentido da resolução da situação.
Ontem no Vale Alto, numa visita que efectuou verificou a requalificação que foi efectuada com calçada em toda a rua principal, pela Junta de Freguesia de Minde, ao abrigo de um Protocolo celebrado entre a citada Junta e o Município.
A Junta de Freguesia de Monsanto está atenta e preocupada na resolução da situação das bermas no Covão de Feto e aguarda a conclusão das obras de saneamento para poder actuar.
Sobre a Escola do Primeiro Ciclo do Ensino Básico do Covão do Feto, que foi encerrada, o Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara, disse que a mesma está a ser utilizada por um grupo de espeleólogos, ao abrigo de um protocolo celebrado com o Município. Ter-se-á de averiguar o cuidado que estão a ter com as instalações.
Relativamente à Estação de Tratamento do Covão de Feto, deu a palavra ao Vereador, Senhor Eduardo Marcelino Ramalho Camacho, o qual disse que falta fazer a vedação do terreno da estação de tratamento e depois a saída far-se-á circundando a citada estação.
4.4 – Sobre a lixeira referida pela Senhora Vereadora, o Vereador, Senhor Eduardo Marcelino Ramalho Camacho, disse que existe na zona uma pessoa com algumas dificuldades que faz alguma actividade de recolha e arranjos de peles. É uma zona do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, e o citado parque já, por varias vezes, o multou.A situação foi colocada pelo parque em Tribunal.
4.5 – Relativamente ao início do ano escolar, o Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara disse que correu tudo normalmente.
Sobre o Programa de Enriquecimento Curricular, disse que começou hoje e temos indicação que tudo está a decorrer dentro da normalidade.
A Escola do Primeiro Ciclo do Ensino Básico de Casais Robustos foi encerrada, e foi feito um acordo entre o Município e o CAORG – Centro de Artes e Ofícios Roque Gameiro, sobre o transporte dos alunos para a Escola do Primeiro Ciclo do Ensino Básico de Minde, e está tudo a funcionar nessa parte.
Face ao encerramento da citada escola foram feitas algumas obras de adaptação para nela passar a funcionar o Jardim de Infância. O mesmo já está a funcionar.
Foram também feitas obras na Escola do Primeiro Ciclo do Ensino Básico em Moitas Venda, onde pela primeira vez estão a ser servidas refeições aos alunos.
Na Escola do Primeiro Ciclo do Ensino Básico de Bugalhos, foram também feitas obras de adaptação para melhorar as condições do serviço de refeições.
4.6 – Relativamente à participação variável do Município no Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares, o Excelentíssimo Senhor da Câmara, disse que a Lei das Finanças Locais refere que os Municípios têm direito, em cada ano, a uma participação variável até cinco por cento no citado imposto dos sujeitos passivos, com domicílio fiscal na respectiva circunscrição territorial.
A deliberação que este ano possa ser tomada a este respeito, só vai ter repercussão nos rendimentos de dois mil e oito, sendo a cobrança efectuada em dois mil e nove.Subsiste a questão de quem irá beneficiar com a deliberação que possa ser tomada se for fixada uma participação inferior a cinco por cento, se quem trabalha no Concelho ou quem nele tem domicilio fiscal.
Estamos a pedir informação a entidades sobre este assunto.
De qualquer forma o prazo para à Direcção Geral de Contribuição e Impostos, comunicar se alguma deliberação foi tomada sobre este assunto é até trinta e um de Dezembro
Não havendo outros assuntos de interesse geral para a Autarquia a tratar no período “Antes da Ordem do Dia”, pelas quinze horas e trinta minutos, deu-se início à apreciação dos assuntos incluídos na Ordem do Dia.

Mensagem aos autarcas do PS

Caras(os) Amigas (os)

Fez precisamente no passado dia 09 de Outubro um ano que se realizaram as últimas eleições autárquicas. Foi um marco num processo que contou com o envolvimento de muitas pessoas que acreditaram num projecto, que acreditaram na mudança e que obtiveram o meu grato reconhecimento.

Assumi o meu lugar de Vereadora na Câmara Municipal de Alcanena e cumpro também o meu mandato como Presidente da Comissão Política Concelhia de Alcanena. É considerando ambas as funções que volto a entrar em contacto convosco, apelando à motivação e participação de todas e de todos na continuidade de um projecto que se pretende ser sério, construtivo e determinado.

Tem sido esse o caminho que temos procurado percorrer, quer os eleitos que por isso ficaram com responsabilidades políticas mais directas e interventivas, como todos os outros que se mantiveram interessados e empenhados em apoiar o trabalho desenvolvido.

O Partido Socialista tem grandes responsabilidades, sendo na oposição a força político partidária com maior representatividade na Câmara Municipal, na Assembleia Municipal e em cinco das sete Freguesias que não conseguimos ainda conquistar.
Acresce ainda a forte liderança que conseguimos manter na Louriceira e na Serra de Santo António e a (re)conquista da Freguesia do Malhou.

São pois motivos fortes para trabalharmos de forma transparente, empenhada e responsável. Só assim seremos respeitados e encarados como uma força alternativa e vencedora nos próximos combates eleitorais autárquicos.

Considero por isso fundamental a articulação e a coesão entre todos pois a organização e a informação conseguida traduzir-se-à num melhor desempenho nos vários níveis de intervenção.

É nesse sentido que os(as) convido a participar no Fórum Autárquico «Construir o Futuro», que se realiza no próximo dia 28 de Outubro e cujo Programa se encontra no verso desta carta, agradecendo desde já a vossa presença.

Com Responsabilidade, Solidariedade, Seriedade e Determinação, vamos contribuir para Construir um Rumo com Futuro no concelho de Alcanena.



Alcanena, 16 de Outubro de 2006

A Presidente da Comissão Política Concelhia e Vereadora
Fernanda Asseiceira

Carta da Presidente da Concelhia de Alcanena

Caras(os) Amigas (os) e Camaradas


Quando no passado mês de Maio entrei em contacto convosco, comecei por fazer um apelo à motivação e participação de todas e de todos num projecto que se pretende ser sério, construtivo e determinado.

Pois tem sido esse o caminho que temos percorrido.

O Partido Socialista é um partido com enormes responsabilidades ao nível nacional, com um Primeiro Ministro e um Governo que corajosa e determinadamente vão concretizando reformas em áreas fundamentais como na Administração Pública, na Educação, no Ordenamento do Território, na Saúde, na Segurança Social … , que colocarão o país num novo patamar de organização e de desenvolvimento.

O Partido Socialista no distrito tem uma liderança que está de parabéns. Pela primeira vez consegue trazer para o nosso distrito a realização de um Congresso Nacional.

O Partido Socialista ao nível concelhio tem também grandes responsabilidades, sendo na oposição a força político partidária com maior representatividade na Câmara Municipal, na Assembleia Municipal e em cinco das sete Freguesias que não conseguimos ainda conquistar.
Acresce ainda a forte liderança que conseguimos manter na Louriceira e na Serra de Santo António e a conquista da Freguesia do Malhou.

São pois motivos fortes para trabalharmos de forma transparente, empenhada e responsável. Só assim seremos respeitados e encarados como uma força alternativa e vencedora nos próximos combates eleitorais autárquicos.

Nesse sentido consideramos fundamental a articulação e a coesão entre os elementos eleitos: na Câmara, na Assembleia e nas Freguesias, pois a organização conseguida traduz-se num melhor desempenho. Tem sido esse o principal objectivo a atingir durante este primeiro semestre de mandato da Comissão Política Concelhia, contribuindo para isso as várias reuniões realizadas.

É pois com sentido de responsabilidade que volto a entrar em contacto convosco, para vos transmitir informação acerca de algum do trabalho já realizado e sobretudo para vos dar conta da intensa actividade que nos aguarda nos tempos mais próximos.

Conforme divulgado na carta que vos enderecei, concretizámos já as seguintes actividades:

- Deslocações às Freguesias: Malhou (Junho) e Serra de Santo António ( Setembro)
- Encontro/Jantar de Militantes: Monsanto (Junho)

Apelo agora ao vosso envolvimento para as principais actividades que até ao final do ano merecem o nosso envolvimento.


Outubro
26 de Outubro - Apresentação da Moção «O Rumo do PS: Modernizar Portugal» - José Sócrates. Jantar na FIL (Expo) – Sala Tejo 20H. (Inscrições abertas para o Jantar)
27 de Outubro - Eleição do Secretário Geral e Delegados ao Congresso das 18h às 21h.
28 de Outubro - Realização do Fórum Autárquico «Construir o Futuro», conforme programa que anexo. (Inscrições abertas para o almoço)

Novembro
04 de Novembro - Deslocação à Freguesia da Louriceira
10,11 e 12 de Novembro - Congresso Nacional no CNEMA em Santarém

Dezembro
04 de Dezembro - Debate: «Construir o Futuro com… A sustentabilidade da Segurança Social» - Orador: Dr. Vieira da Silva. (Data sujeita a confirmação)
18 de Dezembro – Jantar de Natal ( Local a determinar)

Está também a decorrer a campanha «Um(a) amigo(a) um(a) Militante, Um(a) militante um(a) Amigo(a)», em que se pede a cada um de vós, que contribua com a adesão de pelo menos mais um militante até ao final do ano. Nesse sentido envio uma ficha de Adesão (pode ser fotocopiada) que depois de preenchida e assinada pelo próprio e pelos proponentes, deverá ser entregue ao Secretariado, conforme indicado na referida Ficha.

No sentido de procurar que a sede possa ser um espaço ao serviço de todos os militantes, passará a estar aberta no primeiro sábado de cada mês das 16h às 17h30 para qualquer esclarecimento, actividade ou para uma simples visita.

Apesar de ter sido já divulgado agradeço ainda que informem todos os interessados que os Vereadores eleitos pelo Partido Socialista estão disponíveis para atender os munícipes às segundas e quartas segundas feiras de cada mês (dias em que se realizam as reuniões de Câmara), das 11h às 12h30 no Edifício da Câmara Municipal de Alcanena.

Com Responsabilidade, Solidariedade, Seriedade e Determinação, vamos contribuir para Construir um Rumo com Futuro.

Pelo PS

Por Alcanena

Conto Convosco

Podem contar Comigo



Alcanena, 16 de Outubro de 2006

A Presidente da Comissão Política Concelhia
Fernanda Asseiceira

terça-feira, 16 de outubro de 2007

NOVO QUARTEL DA GNR EM ALCANENA


A Comissão Política Concelhia do PS de Alcanena congratula-se com a construção do novo quartel da GNR em Alcanena.
O Orçamento de Estado 2008, entregue na Assembleia da República no passado dia 12 de Outubro, no seu PIDDAC consagra 350 000 euros para a construção do Quartel da GNR de Alcanena, obra integrada no Projecto Novas Instalações de Cobertura Territorial para as Forças de Segurança.
Obra há tanto prometida será finalmente uma realidade no nosso concelho, uma realidade justa, na medida em que as actuais instalações não oferecem nem as condições nem a dignidade que as forças de segurança merecem.
Na sessão de encerramento da Universidade de Outono, no passado dia 13 de Outubro em Alcanena, iniciativa organizada pelo PS, o Dr. Rui Pereira Ministro da Administração Interna teve a oportunidade de anunciar publicamente esta boa notícia para o concelho de Alcanena.
A segurança é um direito de todos, é por isso este o contributo do Partido Socialista para que Alcanena se torne um concelho mais seguro.

Fernanda Asseiceira
Presidente da Comissão Política Concelhia

Universidade de Outono foi um sucesso



Realizou-se nos dias 12 e 13 de Outubro a II edição da Universidade de Outono da Federação.
Este ano foi escolhida a Vila de Alcanena, para onde rumaram cerca de 100 socialistas do Distrito, para a valiar e discutir os desafios do QREN e a qualificação das pessoas. O encontro contou, entre outros notáveis do partido, com as presenças do Sr. Ministro da Administração Interna, Rui Pereira, o Secretário de Estado Adjunto da Indústria e Inovação, António Castro Guerra, o Secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, João Ferrão e do Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Jorge Lacão. A nível local, concelhia de Alcanena contou com forte presença, onde, para além da presidente Fernanda Asseisseira, participaram o secretariado,a comissão política concelhia, assim como diversos militantes e simpatizantes.


terça-feira, 9 de outubro de 2007

Vieira da Silva regressa a Alcanena

O Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, José Vieira da Silva, regressou hoje, 9 de Outubro, a um banco de uma escola alcanenense. A visita, realizada no âmbito da iniciativa da União Europeia " O Regresso à Escola", levou Vieira da Silva à Escola Secundária de Alcanena, onde realizou uma acção para os alunos sobre temáticas da U.E.
Mais uma iniciativa com representação ao mais alto nível no nosso concelho, demostradora da atenção que varios membros do Governo têm dedicado ao município e que tanto nos prestigia.


UNIVERSIDADE DE OUTONO EM ALCANENA

Realiza-se no fim de semana de 12 e 13 de Outubro de 2007, Sexta e Sábado, no Hotel EuroSol em ALCANENA a UNIVERSIDADE DE OUTONO da Federação do Ribatejo.
Faça a sua reserva ou inscrição para a UNIVERSIDADE DE OUTONO da Federação do Ribatejo através dos telefones 243322143 ou 912580539 ou pelo e-mail pssantaremfed@clix.pt
Inscrição:Opção a) Total - Inclui jantares 30 €Opção b) 1º Dia - Inclui jantar 15 €Opção c) 2º. Dia - Inclui jantar 20 €

PROGRAMA
Sexta-feira, dia 12 de Outubro de 2007
18.00 H ABERTURA DA ACREDITAÇÃO

19.30 H SESSÃO DE ABERTURA – CONFERÊNCIA DE IMPRENSA·
Presidente da Concelhia de Alcanena – Fernanda Asseiceira·
Presidente da Federação Distrital de Santarém do PS – António Rodrigues
Director da Universidade de Outono – António Gameiro

20.00 H JANTAR SEMINÁRIO “O QREN COMO OPORTUNIDADE”·
Prof. Doutor Manuel Pinho (Ministro da Economia)

Sábado, dia 13 de Outubro
09.30 H ABERTURAORIENTAÇÕES ESTRATÉGICAS E MUDANÇAS NA QUALIFICAÇÃO DAS PESSOAS·
Enquadramento global do QREN – Prof. Dr. Rui Nuno Baleiras(Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional)·
Programas Operacionais/Eixos prioritários – Dr. Silvino Sequeira(Gestor Executivo da Unidade de Gestão do QREN Alentejo)·
Programas Operacionais/Eixos prioritários – Dr. Joaquim Mourão(Membro da Unidade de Gestão do QREN Centro)
DEBATE

11.15 H COFFEE BREAK

11.30 H MODELOS DE DESENVOLVIMENTO SUBJACENTES AO QREN – As Pessoas­ Prof. Dr. Fernando Medina Correia(Secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional)­ Dr. José Leitão (Director Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo)­ Eng. José Soeiro (Director-Geral do Desenvolvimento Regional)
DEBATE

13.15 H INTERVALO LIVRE PARA ALMOÇO

15.00 HSISTEMAS DE EDUCAÇÃO E MODERNIZAÇÃO· Gestão estratégica de Integração e Desenvolvimento das PessoasProf. Dr. Valter Lemos (Secretário de Estado da Educação)· Dr. Nuno Vitorino (Coordenador do Grupo de Trabalho QREN)
DEBATE

16.00 H COMPETITIVIDADE E INOVAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR – DO PROCESSO DE BOLONHA AO QREN· Prof. Doutor Mariano Gago(Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior)· Prof. Doutor Manuel Damásio (Presidente do Grupo Lusófona)Dr. António José Seguro (Presidente da Comissão de Educação. Ensino Superior e Ciência)
DEBATE

17.15 H COFFEE BREAK

17.30 HQue Ordenamento do Território? Que Desenvolvimento Regional? Que estratégia para o Ribatejo?­ Prof. Doutor João Ferrão(Secretário de Estado do Ordenamento do Território e Cidades)­ Presidente da Federação de Santarém, António Rodrigues­ Presidente da Federação de Lisboa, Joaquim Raposo­ Presidente da Federação da FRO, José Manuel Custódio
DEBATE

20.00 H JANTAR DE ENCERRAMENTO “GOVERNAÇÃO E QUALIFICAÇÃO, PROGRESSO PARA PORTUGAL”· Paulo Fonseca (Governador Civil de Santarém)· Prof. Dr. Pedro Silva Pereira (Ministro da Presidência)· António Rodrigues (Presidente da Federação)