quarta-feira, 25 de março de 2009

Boas notícias para a indústria Minderica: Têxteis vão ter incentivos

Manuel Pinho, Ministro da Economia, afirmou esta quarta-feira que os têxteis, pela sua composição para as exportações, vão beneficiar de apoios específicos, assim como o calçado e o sector da cortiça.
Na conferência sobre "PME e recuperação económica", o governante referiu também que os três sectores citados empregam muitos portugueses e têm empresas que souberam modernizar-se: "É muito importante que esse processo continue", salientou, adiantando que indústrias como a têxtil "precisam de soluções concretas para ajudar as empresas e aguentar o emprego".
O governante disse igualmente que "o pior que podemos fazer [nesta altura] é criar igualmente uma divisão entre grandes investimentos e pequenos investimentos". Manuel Pinho condenou as decisões assumidas na recessão de 2002/2003, altura em que as PME "não foram apoiadas".
Ainda no âmbito do plano de apoio ao desenvolvimento das Indústrias da Moda (PADIM) o governo pagará 80% dos salários dos trabalhadores das empresas que estejam no regime de "lay-off", ou seja com a sua produção parada.
Uma outra das linhas principais deste plano é a garantia que o Governo vai cobrir 60% do seguro de crédito das empresas exportadoras que ficaram sem essa cobertura, sendo os restantes 40% assegurados pelas empresas, situação que vinha preocupando o sector.

Governo anuncia 40 mil estágios profissionais


José Sócrates anunciou que haverá um aumento para 40 mil estágios profissionais destinados a jovens e que já há 21 mil portugueses a trabalhar em programas de formação no âmbito da iniciativa “Emprego 2009”.“Estamos a viver uma crise mundial sem precedentes, mas este Governo está a fazer tudo o que encontra ao seu alcance, canalizando o máximo de recursos públicos possíveis, para defender o emprego e as empresas”, declarou o primeiro-ministro durante uma visita ao Centro de Serviços Partilhados da multinacional “Solvay”, depois de comentar os recentes números do Instituto de Emprego e Formação Profissional.
De acordo com o primeiro-ministro, os 25 mil estágios profissionais para jovens existentes em 2008 serão aumentados para 40 mil em 2009 e que no âmbito da iniciativa “Emprego 2009”, lançada pelo Governo em Dezembro, “já há 21 mil trabalhadores em formação”. Também ao nível deste programa, os serviços do Estado estão a avaliar 38 mil candidaturas a estágios de formação e qualificação profissional.

quarta-feira, 18 de março de 2009

FORUM de discussão prossegue já este sábado

Têm data marcada para sábado as próximas acções levadas a cabo pelo PS Alcanena com vista às Autárquicas 2009. Pela manhã estarão em debate as políticas sociais e pela tarde a educação e a qualificação.
No passado fim de semana, teve início esta série de foruns em que o PS pretende que sejam discutidos de uma forma séria e transparente a actualidade do Concelho de Alcanena e, principalmente, o nosso futuro. São reflexões e contributos que o PS terá em linha de conta na estruturação das políticas que serão apresentadas no programa eleitoral deste ano.
Foram já discutidas as políticas autárquicas para o século XXI e a situação industrial neste concelho tão geneticamente empreendedor, com painéis de oradores que muito nos orgulham, experientes, competentes e visionários. A discussão tem sido aprofundada e construtiva, num espaço onde TODOS são convidados a intervir, a opinar, a criticar, a refletir, numa característica tão própria do PS, onde todas as opiniões são respeitadas!
Contamos Com Todos!



Programa


Apresentação da candidatura foi notícia

9-3-2009 - O Mirante Online
O Ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, a Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz e Miranda Calha, coordenador autárquico nacional do PS estiveram ontem à tarde em Alcanena na apresentação oficial da candidatura socialista de Fernanda Asseiceira à presidência da Câmara de Alcanena. Perante mais de duas centenas de pessoas, Fernanda Asseiceira discursou num tom confiante, solicitando o apoio e o voto de confiança a todas as pessoas presentes e ausentes da sala. “Hoje, 8 de Março de 2009, Dia Internacional da Mulher, assumo publicamente a minha recandidatura à Câmara Municipal de Alcanena pelo partido socialista”, afirmou. Fernanda Asseiceira referiu, entre outros aspectos, que pretende aumentar a participação cívica da comunidade nas questões mais emblemáticas do concelho, melhorar as acessibilidades dentro e fora do concelho, desenvolver projectos de reabilitação urbana, contruir novos equipamentos sociais, investir na zona industrial de Alcanena e promover ainda mais o investimento junto ao nó da A1 com a A23.
11-3-2009 - Acção Socialista
O Dia Internacional da Mulher foi o escolhido para a deputada socialista, Fernanda Asseiceira apresentar a sua candidatura à Câmara de Alcanena. Numa sessão muito participada por militantes, destaque para as presenças de dirigentes nacionais como o ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, a secretária de Estado da Reabilitação Social, Idália Moniz, o secretário nacional para as Autarquias, Miranda Calha, bem como os deputados Sónia Sanfona e Nuno Antão, o vice-presidente da Federação, Rosa do Céu, além de numerosos autarcas da região.
Na sua intervenção, Fernanda Asseiceira elegeu o desenvolvimento económico, o ambiente e as questões sociais como as suas prioridades à frente da autarquia.
“Queremos um concelho empreendedor, por isso dinamizaremos e diversificaremos a actividade empresarial, queremos um concelho solidário e coeso, por isso desenvolveremos uma rede social mais eficaz, queremos um concelho educador e qualificado, por isso assumiremos mais responsabilidades na educação e formação ao longo da vida, e queremos um concelho que valoriza o seu património cultural e natural, por isso preservaremos e dinamizaremos equipamentos e estabeleceremos parcerias”, disse.
Asseiceira apelou ainda à mobilização dos militantes, afirmando que quer “um projecto autárquico participado”, mostrando-se confiante de que “juntos vamos merecer ganhar as autárquicas”. Já o ministro e dirigente nacional do PS, Augusto Santos Silva, elogiou o trabalho da deputada e destacou “o seu empenho nas causas em que se empenha”. Por sua vez, o vice-presidente da Federação de Santarém, Rosa do Céu, considerou que Fernanda Asseiceira é “a melhor candidata”, lembrando a importância do seu trabalho no Parlamento, onde é “uma brilhante deputada”
13-3-2009 - Jornal Torrejano
A deputada socialista Fernanda Asseiceira apresentou no domingo, 8 de Março, numa cerimónia que contou com a presença de alguns nomes sonantes do partido, como Augusto Santos Silva, ministro dos assuntos parlamentares e Idália Moniz, secretária de estado da reabilitação, a sua candidatura à presidência da Câmara de Alcanena, declarando-se ”preparada para assumir” o ”trabalho e a dedicação” que a tarefa exige.
Escolhendo o Dia Internacional da Mulher - data ”simbólica” porque ”é a primeira vez que uma mulher pode ser presidente da Câmara de Alcanena” - para abrir a corrida às autárquicas no concelho, Asseiceira garante que se sente ”à altura e disponível para abraçar este projecto”.
Considerando que o concelho ”precisa de outra dinâmica, outra orientação, outra atitude”, Fernanda Asseiceira, que tem acumulado as funções de deputada e vereadora na autarquia, afirmou que sente ”forte apoio” da população, a qual, disse, ”está disponível para a mudança”.
Segundo disse, o esforço para marcar a diferença, ”chamando as pessoas a participar”, está presente desde o lançamento da candidatura num conjunto de iniciativas que tem já agendadas e que vão da discussão das políticas autárquicas numa altura em que os municípios passaram a ter mais competências, ao fomento do empreendedorismo, solidariedade e coesão.
A educação e formação ao longo da vida, o desenvolvimento do turismo e do património cultural e natural, num território situado junto às Serras d’Aire e Candeeiros, a integração das comunidades imigrantes e a introdução de políticas para a juventude são outras prioridades apontadas pela candidata socialista.
A ”grande prioridade” vai, contudo, para a questão ambiental, tendo Fernanda Asseiceira garantido que tem acompanhado a proposta que o Ministério do Ambiente preparou nesta área, lamentando que o actual executivo camarário ”tarde em assinar” o protocolo.
No seu entender, o programa, que envolve a autarquia e os industriais de curtumes e que tem no Ministério do Ambiente o ”regulador”, é uma oportunidade para resolver de vez, através de acesso a fundos do QREN, os problemas ambientais do concelho e de poluição do rio Alviela.
Asseiceira lembrou que o PS perdeu a autarquia nas eleições de 2001, passando ”de uns confortáveis 51,5 por cento para uns desastrosos 19,3 por cento”, reivindicando o protagonismo de um percurso de ”reconstrução, reconquista e afirmação” que permitiu que, em 2005, a sua candidatura obtivesse 27,1 por cento dos votos, passando a representação socialista de um para dois vereadores, e que a candidatura independente caísse de 57,8 por cento para 37,8 por cento.
O actual presidente, Luís Azevedo, foi eleito presidente da autarquia pela primeira vez em 1997, então pelo PS, mas divergências com o partido (que o preteriu em 2001 ao candidatar o anterior presidente, Carlos Cunha, que abandonara a autarquia para assumir funções de governador civil), levaram a que se candidatasse como independente.

domingo, 1 de março de 2009

Moção de estratégia “A Força da Mudança” aprovada por larga maioria em Espinho


A moção de estratégia global de José Sócrates "A Força da Mudança" foi hoje aprovada por larga maioria no XVI Congresso Nacional do PS, que decorreu durante o fim de semana em Espinho, tendo recebido os votos favoráveis de 1094 delegados, entre eles os delegados ao Congresso eleitos pela secção de Alcanena Fernanda Asseiceira e Hugo Santarém.
A moção de Sócrates, apresentada no segundo dia do encontro socialista por António Costa, define como meta nas legislativas a maioria absoluta, dá abertura ao casamento civil entre pessoas do mesmo sexo e prevê voltar a referendar a regionalização. Propõe ainda limitar as deduções fiscais dos contribuintes com maiores rendimentos em benefício da classe média e defende o investimento público em detrimento de um corte nos impostos.