segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Apresentação da Comissão de Honra da Candidatura de Manuel Alegre

Esta é uma hora de unir, de somar e de mobilizar!

Coube a Maria de Belém, mandatária nacional, fazer a apresentação da Comissão de Honra, uma lista de 1918 personalidades, constituída por cidadãos e cidadãs das mais diversas áreas profissionais, do desporto a vários quadrantes da política, passando pela medicina, religião, cultura e sindicalismo, que assim dão público testemunho do seu apoio à candidatura de Manuel Alegre.
Entre os seus membros, encontra-se Jorge Sampaio, ex-Presidente da República, que usou da palavra e, num registo afectivo e bem-humorado, explicou as razões que o levam a assumir o apoio a Manuel Alegre: "Sabemos que vão ser ásperos e rigorosos os dias que o futuro próximo imporá aos portugueses. E que, do povo que somos, se espera um esforço colectivo de acreditar de novo, assente no estímulo que um amparo de um espírito solidário - o teu - poderá fortalecer".

Jorge Sampaio explicou que abriu uma excepção na "discrição" que o seu estatuto de ex-presidente da República lhe impõe, para manifestar confiança na capacidade de Manuel Alegre de "exercer de forma soberana mas dialogante as exigências solitárias do poder presidencial".
 
A Comissão de Honra, integra ainda o Secretário-Geral do PS, José Sócrates e o Presidente do PS, António Almeida Santos, para além de centenas de personalidades independentes.

Da área do desporto António Oliveira (Toni), Carlos Manuel, Manuel Fernandes, Mário Wilson, Manuel José, Augusto Inácio, e ainda de Luís Filipe Vieira.

Da área cultural, além dos escritores José Luís Peixoto, Baptista Bastos, Hélia Correia, Maria Teresa Horta e José Manuel Mendes, fazem parte o fotógrafo António Homem Cardoso, o escultor João Cutileiro, e os atores Rui Mendes e António Melo, bem como as atrizes Inês de Medeiros e Guida Maria. Da área da música constam o compositor Carlos Alberto Moniz e os cantores Jorge Palma, Xana e Lena d'Água.

Da área da comunicação social estão, entre outros, Alfredo Barroso, António Macedo e João Malheiro.

Participam os Professores universitários Jorge Leite, Faria e Costa, Manuel Correia Fernandes, Lima de Carvalho, André Freire e Miguel Vale de Almeida, os Generais Arnaldo Cruz, Herculano Soares Martins, Manuel Monge e Alfredo Assunção, bem como Fernando Amâncio Ferreira, Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça.

O médico acupuntor Pedro Choy e os médicos Maurício Chumbo, José Manuel Boavida, e Francisco George, são outros nomes que integram a Comissão de Honra que inclui ainda o marquês de Fronteira, Fernando Mascarenhas, presidente da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, o ex-reitor da Universidade de Coimbra Rui Alarcão, o arquitecto João Paulo Bessa, o padre católico Costa Pinto, os embaixadores António Franco e Fernando Reyno e a professora Natércia Salgueiro Maia.

Consulte http://www.manuelalegre2011.pt/, conheça a agenda e participe nas iniciativas de campanha.