terça-feira, 25 de maio de 2010

Precisamos do empenho de todos os portugueses

25-Mai-2010

A ministra do Trabalho, Helena André pediu para que os portugueses «dêem as mãos» num esforço para lutar contra a crise. Em resposta à ameaça da CGTP de convocar uma greve geral, Helena André sublinhou que, nesta altura, só com «o empenho de todos» será possível ultrapassar as dificuldades.
«A greve é um direito que cabe aos sindicatos. O Governo respeita tudo aquilo que são os direitos de manifestação e o direito à greve, desde que seja dentro da legalidade, como é óbvio. Estamos numa situação difícil no país e é necessário que todos possam dar as mãos para podermos ultrapassar esta dificuldade. Precisamos do empenho de todos os portugueses», adiantou a ministra do Trabalho.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

José Sócrates: "o meu interesse é governar bem o país"

Em entrevista à RTP, José Sócrates garantiu que o seu maior "interesse é governar bem o país".José Sócrates afirmou ainda, que é errado pensar que os investimentos públicos são apenas no TGV e no aeroporto: "O essencial do investimento público sao as escolas, as barragens, os hospitais e as creches."
O primeiro- ministro adiantou que desde que foi eleito "estou a tentar negociar com todos os partidos. Sempre tive consciência da dureza da governação que é exigida neste momento. Sempre me empenhei para chegar a acordo com outros partidos. Fiz isso a propósito do OE, do PEC e fiz agora porque tenho consciência dos problemas do país. O meu interesse é governar bem o país."
O primeiro ministro sublinhou que "as medidas [de austeridade] só têm o apoio do PSD até final 2011".
Explicando que "o mundo mudou" no final de abril e no princípio de maio, Sócrates lembrou que "os juros das Obrigações do Tesouro passaram de cerca de 5 por cento, e uma semana depois estava nos 7 por cento".
"O mundo mudou nessa semana", enfatizou o chefe do Governo, tendo havido "mudanças muito significativas nos mercados internacionais" e um ataque "especulativo e inesperado ao euro".
"Essas três semanas [entre o final de abril e meados de maio] foram decisivas para mudar toda a Europa", disse o líder do executivo, salientando que os outros países europeus também estão a tomar medidas para acelerar a redução do défice.
"Não peço desculpa por cumprir o meu dever e fazer o que é imprescindível para defender o país. Teria de pedir desculpa se não tivesse a coragem de tomar as medidas necessárias", respondeu o líder do executivo.
José Sócrates reforçou depois que "só pode desculpa quem não faz aquilo que deve" e que "a ética da responsabilidade deve prevalecer".
José Sócrates reforçou que é falso pensar que os investimentos públicos, se concentram apenas, no TGV e no aeroporto: "A ideia de quebo investimento público se concentra no TGV e no aeroporto, é uma ideia falsa. O essencial do investimento público são as escolas, as barragens, os hospitais e as creches. Não podemos gerir um país com base no medo, temos de ter confiança.