segunda-feira, 9 de abril de 2007

50 Anos do Tratado de Roma

No dia 25 de Março comemoraram-se 50 anos da assinatura do Tratado de Roma.
A assinatura do Tratado de Roma a 25 de Março de 1957, uniu várias nações no seio de uma grande família europeia. Cinquenta anos depois, estamos cada vez mais próximos. Embora continuemos a ser diferentes do ponto de vista da cultura, da língua e das tradições, a nossa união baseia-se em valores comuns: a liberdade, a democracia, o Estado de Direito, o respeito pelos direitos humanos e a igualdade. Cinquenta anos depois, há muito para festejar.
A assinatura deste tratado é o culminar de um processo que surge após a
Segunda Guerra Mundial, que deixou a Europa destruída económica e politicamente, e "submetida" às duas super potências: Estados Unidos e União Soviética.
A União Europeia, anteriormente designada por Comunidade Económica Europeia (CEE) e Comunidade Europeia (CE), é uma organização internacional constituída actualmente por 27 estados membros. Foi estabelecida com este nome pelo Tratado da União Europeia
(normalmente conhecido como Tratado de Maastricht) em 1992, mas muitos aspectos desta união já existiam desde a década de 50. A União tem sedes em Bruxelas, Luxemburgo e Estrasburgo.
Uma das actividades promovidas na União Europeia e, claro, também em Portugal no dia 25 de Março foi o Festival de Bandas de Música. Mais de 220 bandas (agrupamentos musicais locais de características populares) de todo o território nacional interpretaram, ao mesmo tempo, em todo o país, às 16h00, o Hino Europeu, seguindo-se um concerto público com um programa seleccionado pela própria banda. No concelho de Alcanena, a Banda da Sociedade Musical Mindense associou-se a esta iniciática realizando a sua actuação no Largo do Coreto.