quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Fernanda Asseiceira continua na liderança

A muito participada eleição do passado dia 15 para a Comissão Política Concelhia do PS de Alcanena elegeu a Lista B para liderar os destinos da concelhia, lista encabeçada por Fernanda Asseiceira que, deste modo, continua como presidente da C.P.C de Alcanena.




MOÇÃO VENCEDORA

«CONSTRUIR O FUTURO DO PS
CONSTRUIR O FUTURO DE ALCANENA»



PS
Um Partido Responsável
Um Partido com Futuro


Um Projecto feito com respeito pelas PESSOAS.




Fernanda Asseiceira


ALGUMAS CONSIDERAÇÕES QUANTO AO MANDATO 2006-2008


REGIMENTO
No início do mandato, apresentámos a proposta de um Regimento para o funcionamento da Comissão Política Concelhia, que foi aprovado por unanimidade e que consagra os direitos e deveres dos elementos que integram os órgãos eleitos.

PRESTAÇÃO DE CONTAS
Procedemos à organização da contabilidade da concelhia de acordo com a lei em vigor, respeitando as orientações distritais e nacionais e procedendo anualmente à apresentação de orçamento e contas, tendo hoje uma situação financeira regularizada, equilibrada e transparente.

REUNIÕES
Realizámos reuniões da CPC e do Secretariado pelo menos uma vez por trimestre conforme os Estatutos do PS.
Em todas as reuniões houve quórum de funcionamento, tendo sido deliberado alargar a participação também aos suplentes e a todos os militantes eleitos nas Freguesias e Assembleia Municipal.
Tiveram também lugar reuniões com todos os eleitos nas várias Freguesias, assim como reuniões preparatórias à Assembleia Municipal, procurando assim envolver todos os elementos eleitos, desde que interessados neste trabalho em equipa.

DESLOCAÇÕES ÀS FREGUESIAS
Durante o mandato 2006-2008, foram calendarizadas deslocações e reuniões nas freguesias de Louriceira, Malhou e Serra Santo António, dando início a um processo de proximidade com os militantes em particular e os munícipes em geral, que consideramos fundamental e que por isso terá continuidade com mais regularidade no próximo mandato.

NOVOS MILITANTES
Registámos a adesão voluntária de novos militantes, destacando o facto de serem elementos eleitos em várias freguesias, que integraram as listas do PS como independentes, estando já activamente a participar na vida política do PS.
Muitos outros me têm manifestado essa vontade, estando essa concretização dependente do rumo do PS em Alcanena.

ACTIVIDADES DE ÂMBITO CONCELHIO
Foram efectuadas várias actividades ao longo do mandato que se caracterizam pela sua abertura à comunidade, destacando a participação no debate sobre a Educação.
As duas Convenções Autárquicas realizadas, são também iniciativas que marcam a dinâmica da Comissão Política Concelhia.


ACTIVIDADES DE ÂMBITO DISTRITAL
Durante o mandato tiveram lugar as eleições para a Federação Distrital de Santarém.
De destacar também a realização da Universidade de Outono em Alcanena.

ACTIVIDADES DE ÂMBITO NACIONAL
Destaco o envolvimento no Referendo sobre a IVG, com a organização de um debate também em Alcanena e as Eleições à Presidência da República que exigiram uma grande participação de todos.
Decorreu também em Santarém o Congresso Nacional do PS.
1- INTRODUÇÃO

O objectivo da Moção que apresentei em 2006 era:

«Construir um novo ciclo político, que possibilite a apresentação de um Projecto Autárquico, que permita colocar o PS como o Partido melhor posicionado para vencer as Autárquicas em 2009.»

Todos reconhecerão que é esse o rumo que estamos a concretizar, sendo fundamental a sua continuidade, sem regresso a um passado ainda bem recente que a todos deixou marcas.
Em 2001, após a derrota nas eleições autárquicas, fui confrontada com um PS em Alcanena «moribundo», sem organização, sem actividade, sem órgãos a funcionar e com dívidas. Assumi a reorganização de todo o processo, com os militantes que desde então me acompanharam.
Retomei a liderança da Concelhia em 2006, após uma interrupção de cerca de 3 anos, por ter desempenhado funções executivas no Secretariado da Federação. Desde então, tem sido realizado um trabalho colectivo, com o envolvimento de todos e todas que se disponibilizaram para participar.

Hoje, temos em curso um novo ciclo político para o Partido Socialista, que é já por muitos considerado a melhor alternativa para vencer as Autárquicas em 2009. Confio nos militantes para que façam uma avaliação séria, justa e responsável e saibam escolher quem está em melhores condições de garantir os melhores resultados, não permitindo a destruição de um Projecto credível e ganhador.
Vamos construir e apresentar um Projecto Autárquico que nos permita a concretização do principal objectivo deste mandato:

(Re)Conquistar a Câmara Municipal de Alcanena e o maior número possível de Freguesias.

É este o grande desígnio desta Moção e de todos os que me acompanham na Lista que apresento, contando com o apoio de todos vós.
Continuo por isso a defender, com toda a convicção, uma Moção assente no RESPEITO e na CONFIANÇA:
Nas PESSOAS;
Nas ACÇÕES;
Nos PROJECTOS.
Afirmo também de forma intransigente, uma actuação alicerçada na TRANSPARÊNCIA e na VERDADE.

Queremos manter a dinâmica de crescimento e de reconhecimento, reforçando a nossa presença junto da comunidade e contribuindo para o seu envolvimento.

O PS é o único partido que consagra estatutariamente a participação equilibrada de mulheres e homens nos processos de decisão.
O PS de Alcanena, assume também essa orientação, que esteve já presente na elaboração das listas autárquicas em 2005, ainda antes da aprovação da Lei da Paridade em 2006.
A Lista que apresento concretiza também essa orientação, contando com 44% de mulheres e 56% de homens, sendo a maioria militantes que me acompanham da anterior lista e integrando também novos militantes.
Queremos militantes mais assíduos e participativos, uma Concelhia com capacidade de mobilização para as actividades do Partido no plano local, distrital e nacional.
2- UM NOVO PROJECTO AUTÁRQUICO

Vamos envolver mais pessoas na elaboração de um Projecto Autárquico que se quer:
Dinâmico
Estratégico
Participado
Sustentado

Vamos constituir equipas para pensar o concelho de Alcanena em todas as suas dimensões:
Desenvolvimento Económico
Juventude e Empreendorismo
Ordenamento do Território
Planeamento Estratégico
Preservação Ambiental
Protecção Civil
Valorização do Território: Educativo, Social e Cultural…


Queremos investir no diálogo com a sociedade civil, procurando de forma construtiva a pluralidade de opiniões na construção de um Projecto Político Autárquico para o Futuro.



3-PROGRAMA DA ACTIVIDADE POLÍTICA

TRABALHAR EM REDE E EM EQUIPA
As deslocações e reuniões com vários elementos das várias freguesias são para continuar, agora com uma vertente organizacional mais regular. É importante começar a formar equipas, planear actividades e elaborar programas. Pretendemos uma participação efectiva de todos os interessados nas actividades programadas.
Todos os eleitos deverão assumir a sua efectiva participação nas reuniões e outras actividades, para possibilitar a articulação necessária.
A marcação das reuniões e das actividades procurarão na medida do possível, ir ao encontro da conciliação entre a vida profissional, a vida familiar e a intervenção dos militantes na actividade do Partido.


FORMAÇÃO AUTÁRQUICA
É fundamental a preparação para as funções autárquicas, sobretudo quando muitos elementos não têm qualquer experiência. Teremos por isso a possibilidade de proporcionar acções que contribuam para uma maior motivação e formação dos elementos que pretendam integrar as próximas listas. Vamos constituir listas fortes, coesas e com formação autárquica adequada.
As alterações à Lei Eleitoral Autárquica e a descentralização de Competências para as Autarquias são temáticas que merecem a nossa atenção.




CICLO DE DEBATES
Integrado no Ciclo de Debates «Construir o Futuro com…», continuaremos a promover a realização de acções temáticas com temas da actualidade, convidando para o efeito pessoas conhecedoras das matérias, nomeadamente ao nível das políticas em curso.

CONVENÇÕES AUTÁRQUICAS
As convenções autárquicas já realizadas, constituíram dois momentos de excelência da actividade da Comissão Política na medida em que proporcionaram:
- Encontro de todos os eleitos com responsáveis políticos de âmbito local, distrital e nacional;
- Avaliação do trabalho autárquico realizado;
- Debate sobre temáticas de primordial interesse para os autarcas e para o concelho, de que foi exemplo o último realizado, sobre a problemática ambiental em Alcanena.

Na próxima Convenção Autárquica a realizar no mês de Outubro, procuraremos ter já definidos os próximos candidatos a cada uma das Freguesias e em curso a constituição das respectivas Listas.

INFORMAÇÃO/COMUNICAÇÃO
A sociedade da informação coloca ao nosso alcance instrumentos tecnológicos que podem ser postos ao serviço da Concelhia como meio de comunicação preferencial entre os militantes.
Vamos aumentar a informação e a comunicação:
- Actualizando os contactos de todos os militantes e simpatizantes;
- Utilizando as novas tecnologias e promovendo e valorizando o acesso ao blog: psalcanena.blogspot.com;
- Disponibilizando informação escrita com mais regularidade.

UMA SEDE MELHOR PARA TODOS
Vamos continuar o esforço de melhorar as instalações da nossa sede. No actual mandato foi adquirido equipamento novo: mesas e armário.
Temos intenção de substituir o pavimento no próximo mandato.
Vamos procurar instalar na sede equipamento informático em articulação com a Federação Distrital.
A ideia de manter a sede aberta com mais regularidade é um objectivo que queremos atingir. Considerando a intensa actividade que nos espera no próximo mandato, será importante ter as condições e o apoio logístico adequado.



Queremos uma Concelhia interventiva e mobilizadora.





Contamos consigo

Pode contar connosco