quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Unidade de Cuidados Paliativos para a Região

Unidade de Cuidados Paliativos entra em funcionamento no Hospital de Tomar

O Centro Hospitalar do Médio-Tejo vai contar a partir de amanhã, dia 27 Novembro, com uma nova Unidade de Cuidados Paliativos, no âmbito da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados. Vão ser disponibilizadas 10 camas.

Esta nova unidade de Cuidados Paliativos vai funcionar com uma equipa multidisciplinar de 2 médicos, 12 enfermeiros, 8 auxiliares de acção médica, 1 psicólogo e 1 assistente social. Vai estar localizada no Hospital de Tomar (que com os Hospitais de Torres Novas e Abrantes constituem o Centro Hospitalar do Médio-Tejo) e significa um importante avanço na prestação deste tipo de cuidados na região servida pelo Centro Hospitalar.

Para além da prestação de cuidados médicos, será ainda prestado apoio psico-emocional ao doente e familiares, incluindo no período do luto. Esta nova unidade vai ainda disponibilizar formação em cuidados paliativos às equipas terapêuticas do hospital e aos profissionais que prestam cuidados de saúde.

Os cuidados paliativos definem-se como uma resposta activa aos problemas decorrentes da doença prolongada, incurável e progressiva, na tentativa de prevenir o sofrimento e de proporcionar a máxima qualidade de vida possível a estes doentes e suas famílias. São cuidados de saúde que combinam ciência e humanismo.

Na cerimónia de inauguração, que se realiza amanhã, pelas 10h30m, no Hospital de Tomar, vai estar presente o Secretário de Estado Adjunto da Saúde. Com esta nova unidade, passam a ser 34 o número de camas disponíveis para Cuidados Paliativos na zona da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.