quarta-feira, 16 de abril de 2008

Visita de Deputados a Alcanena

No passado dia 07 de Abril os(as) deputados(as) do Partido Socialista eleitos pelo Círculo Eleitoral de Santarém visitaram o concelho de Alcanena.
Deslocação integrada no respectivo plano de actividades que visa contactar os eleitores e acompanhar a realidade dos vários concelhos que integram o distrito.
Os trabalhos tiveram o seu início com uma reunião na Câmara Municipal de Alcanena em que o Presidente da Câmara fez uma caracterização geral do concelho e teve a oportunidade de apresentar os principais projectos: concluídos, em curso e/ou previstos.
Dos projectos concluídos destacou as obras de Saneamento Básico da Serra de Santo António e o Centro Ciência Viva dos Olhos D`Àgua, inaugurado em Dezembro pelo Presidente da República e pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Dos projectos em curso referiu as Zonas Industriais de Alcanena e Minde (1ªfase concluída), o Cine-Teatro S.Pedro(inauguração a 08 de Maio) e os Museus da Aguarela(em fase de conclusão) e do Curtume (em início de obra).
Dos projectos previstos destaque para a Porta Norte - Zona de Actividade Logística sinalizada pelo PROT como estruturante para a região.
No seu programa os(as) deputados(as) destacaram as seguintes áreas: Ambiente, Saúde e Segurança.
Os(as) deputados(as) reuniram com o Conselho de Administração da AUSTRA, havendo a oportunidade de fazer um ponto da situação após todos os contactos já efectuados e diligências tomadas nomeadamente com o Ministério do Ambiente e Ordenamento do Território. Finalmente estão assumidas as responsabilidades de forma tripartida: MAOT, AUSTRA e Câmara. O MAOT prepara documento que clarifica esta nova realidade como contributo para as respectivas candidaturas ao QREN.
Na área da Sáude a Directora do Centro de Saúde destacou como principal problema a falta de médicos, o que faz com que os médicos existentes tenham em número elevado de doentes e que ainda nem todos os utentes tenham médico de família. É aguardada com expectativa a constituição dos novos agrupamentos de Centros de Saúde para equacionarem a possibilidade de se constituírem em USF-Unidade de Saúde Familiar.
Visitando o Quartel da GNR, mais uma vez pudemos constatar a necessidade das novas instalações, prioridade já assumida aliás pelo Ministério da Administração Interna, tendo inscrição em PIDDAC e estando o projecto já elaborado em fase de (re)apreciação fase às exigências e características de um Quartel do Século XXI.
No final do dia, em conferência de Imprensa o coordenador dos deputados Nelson Baltasar teve a oportunidade de fazer um balanço da visita, perante os militantes e jornalistas presentes e responder às questões colocadas.