terça-feira, 29 de maio de 2012

Suspeitas de desvio de 1 milhão de euros na AUSTRA em Alcanena leva autarquia a pedir auditoria

Fonte:"O Ribatejo", 25 de Maio de 2012

A Associação de Utilizadores do Sistema de Tratamento de Resíduos de Alcanena decide esta sexta-feira a realização de uma auditoria e a apresentação de uma queixa-crime por alegado desvio de cerca de um milhão de euros das contas.O conselho de administração da associação (AUSTRA) reúne-se ao fim da tarde de sexta-feira, dia 24, depois de já ter destituído o presidente, Fernando Fernandes, e de ter realizado uma reunião em que a situação foi discutida.
O Ribatejo sabe que, em causa, pode estar o uso indevido de 1 milhão de euros pelo presidente da administração que os terá utilizado em aplicações financeiras.
Fernanda Asseiceira explicou que foram detectadas “irregularidades muito graves” que têm que ser explicadas, pelo que na reunião de hoje vai ser votada a realização de uma auditoria às contas e uma participação criminal do ocorrido.
Alegadamente, desconhece-se o paradeiro de cerca de um milhão de euros de contas bancárias da AUSTRA que supostamente teriam ido para aplicações financeiras, afirmou.
“A associação parece ter sido bastante lesada”, disse, adiantando que só muito recentemente a situação chegou ao conhecimento dos membros da AUSTRA por denúncia de um dos administradores.
Esta semana a autarquia acusou também o antigo presidente da câmara, Luís Azevedo, de ter passado vários cheques de montantes elevados em nome da AUSTRA, já depois de ter deixado de ser presidente da câmara e de ter abandonado o conselho de administração que ocupava por inerência. Fernanda Asseceira diz que encontrou a assinatura do seu antecessor em cheques datados de janeiro de 2010, já portanto durante o seu mandato. A autarca diz que estão a ser averiguadas estas e outras situações que envolvem o seu antecessor, o independente Luís Azevedo, e a AUSTRA.