Portugal registou a maior subida no Online Public Services Ranking da Comissão Europeia, hoje divulgado em Lisboa durante a 4.ª Conferência Intergovernamental de eGovernment.
O relatório divulgado pela Comissão Europeia classifica Portugal como o “fast mover” em termos de melhoria da qualidade dos serviços públicos online entre 2005 e 2007.
Neste Ranking Portugal posiciona-se na 3ª posição em termos de disponibilidade online dos serviços e na 4ª posição no que diz respeito à sua sofisticação.
Apesar do aumento do grau de exigência da metodologia utilizada, Portugal acresceu em mais de 100% a disponibilidade serviços, tendo em conta o estudo anterior e fixou-se num nível de disponibilização de 90%.
No nível da sofisticação, o nível de Portugal cifrou-se igualmente nos 90%, que compara com os 68% conseguidos em 2005.
Portugal atingiu um nível de 100% de disponibilidade e sofisticação nos serviços online dirigidos às empresas, sendo classificado como o segundo melhor país da UE neste item.
Os progressos obtidos por Portugal neste ranking reflectem iniciativas inovadoras no âmbito do Plano Tecnológico e em particular do Simplex, de que são exemplo as medidas Empresa na Hora online, novas funcionalidades do Portal do Cidadão, pré-preenchimento das declarações de IRS online, criação do Portal NETemprego, desenvolvimento da Segurança Social Directa, projecto Esquadra Século XXI, projecto piloto de marcação de consultas online em 13 hospitais e o Site para candidatura online ao ensino superior.
Este estudo vem confirmar os resultados obtidos recentemente por uma outra comparação internacional levada a cabo pela Universidade de Brown que incidiu sobre o grau de desenvolvimento do Governo Electrónico em 198 países, na qual, Portugal obteve o 7º lugar absoluto.
O relatório divulgado pela Comissão Europeia classifica Portugal como o “fast mover” em termos de melhoria da qualidade dos serviços públicos online entre 2005 e 2007.
Neste Ranking Portugal posiciona-se na 3ª posição em termos de disponibilidade online dos serviços e na 4ª posição no que diz respeito à sua sofisticação.
Apesar do aumento do grau de exigência da metodologia utilizada, Portugal acresceu em mais de 100% a disponibilidade serviços, tendo em conta o estudo anterior e fixou-se num nível de disponibilização de 90%.
No nível da sofisticação, o nível de Portugal cifrou-se igualmente nos 90%, que compara com os 68% conseguidos em 2005.
Portugal atingiu um nível de 100% de disponibilidade e sofisticação nos serviços online dirigidos às empresas, sendo classificado como o segundo melhor país da UE neste item.
Os progressos obtidos por Portugal neste ranking reflectem iniciativas inovadoras no âmbito do Plano Tecnológico e em particular do Simplex, de que são exemplo as medidas Empresa na Hora online, novas funcionalidades do Portal do Cidadão, pré-preenchimento das declarações de IRS online, criação do Portal NETemprego, desenvolvimento da Segurança Social Directa, projecto Esquadra Século XXI, projecto piloto de marcação de consultas online em 13 hospitais e o Site para candidatura online ao ensino superior.
Este estudo vem confirmar os resultados obtidos recentemente por uma outra comparação internacional levada a cabo pela Universidade de Brown que incidiu sobre o grau de desenvolvimento do Governo Electrónico em 198 países, na qual, Portugal obteve o 7º lugar absoluto.